sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Será que vai chover?

     A cena é a seguinte: é primavera, nosso personagem acorda, olha pela janela e o que vê é um céu cinza, tempo feio. Contrariando a lógica, acaba saindo pra trabalhar com uma roupa leve, já que “ontem fez um calor danado” e afinal de contas, é primavera. Resultado? De fato, fez muito calor à tarde, ele também foi pego desprevenido por uma tempestade, pois não levou guarda-chuva e, além disso, como não levou um casaco passou frio, à noite, ao voltar pra casa.
     Ultimamente essa cena tem sido frequente. É calor no inverno, tempestades de vento e granizo na primavera, muito frio no outono... Afinal, o que está acontecendo com o clima?
     Especialistas de vários centros de estudo do clima, como o CPC (Centro de Predição Climática) e o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), afirmam que a culpada é a La Niña. Esse nome te lembra alguém? Se você pensou no El Niño, acertou! O atual motivo de o tempo estar de pernas pro ar é uma “prima” do fenômeno que mudou as temperaturas e deu o que falar há alguns anos.
     A meteorologista Patrícia Madeira, da Climatempo, faz coro a essa afirmação: “ao contrário do ano passado que tivemos influência do El Niño, esse ano estamos sob influência do fenômeno La Niña, que é o resfriamento anormal das águas do oceano pacífico equatorial causado por ventos que mudam de intensidade”. O resultado pros brasileiros é um tempo mais frio e seco que o normal pra essa época.

Inverno na primavera?
    
     Dias de primavera com muito frio têm sido comuns neste ano e ainda de acordo com a meteorologista, apesar da forte influência da La Niña, as mudanças de temperatura nas estações de transição, ou seja, outono e primavera são normais.
     Porém, nada normal foi a forte tempestade que afetou a região de Guarulhos em setembro, causando muitos estragos aos moradores. “O que aconteceu em Guarulhos foi que a atmosfera estava muito quente e com a aproximação de uma massa de ar frio, houve a formação de nuvens carregadas”, explica a meteorologista Patrícia.
     Outro possível causador de todas essas mudanças seria o aquecimento global, que se tornou um dos assuntos mais polêmicos atualmente. Muitos acreditam que ele é o grande vilão das mudanças climáticas mais significativas no mundo.
     Para Patrícia “não podemos afirmar que o aquecimento global afeta o clima brasileiro de forma tão intensa, mas a urbanização com certeza. Ela potencializa os fenômenos climáticos, ou seja, quando o ar fica seco, fica bem seco, quando chove temos muita chuva”.
     E por falar em chuva, a meteorologista adianta que para o começo de 2011, na Grande São Paulo, a expectativa é de que chova menos do que o mesmo período de 2010. “Pra janeiro teremos uma temperatura bem mais amena com muita nebulosidade, ou seja, vários dias de céu nublado e chuva. Já em fevereiro a chuva diminui e o sol aparece mais forte”, prevê Patrícia.
     Pelo jeito a La Niña vai continuar dando as caras e mudando tudo por aqui. Portanto, ao sair de casa leve um casaco e não se esqueça do guarda-chuva! 
    



Como diriam os Paralamas: "será que vai chover? eu não sei não, não, não..."

Nenhum comentário: