sexta-feira, 11 de março de 2011

Sexo frágil: TPM não é frescura

          O mês de março é lembrado como o mês das mulheres por ter o dia 08 como o Dia Internacional delas. Muito se fala sobre a força, a coragem e a flexibilidade da mulher moderna que tem que se desdobrar em vários papéis: o de mãe, esposa, filha, dona de casa, profissional e ainda por cima, muitas vezes, é cobrada para continuar sendo mulher, com a vaidade e o cuidado que só esse ser, que saiu da costela de Adão, tem.
          Mas apesar de todo esse poder, existe um inimigo íntimo que pode fazer qualquer muralha desabar: a TPM. Muitos homens podem achar frescura e não entender, mas muitos deles também sofrem todo mês com esse distúrbio que pode fazer qualquer uma ficar de cabelo em pé.
          Vontade de chorar sem motivo, fome em excesso ou falta de apetite, inchaço, falta de sono, agressividade, falta de concentração, ansiedade, depressão, dores de cabeça, cólicas e espinhas no rosto são alguns dos sintomas da tensão pré-menstrual, que atinge cerca de 75% das mulheres com idade entre 20 e 45 anos. Dessas, estima-se que apenas 3% a 8% tem a forma mais grave, chamada de disforia pré-menstrual, e, portanto, as que precisam de um tratamento mais intenso.
          Basicamente, a culpa desse mal é dos hormônios, ou melhor, das oscilações que acontecem durante o ciclo menstrual. No decorrer da primeira metade do ciclo, os níveis de estrogênio (hormônio responsável pelas funções femininas do corpo como desenvolvimento do útero, ovários, da região pélvica, mamas etc) aumentam até a ovulação. A partir daí, as taxas desse hormônio e da progesterona (hormônio que prepara o corpo para a gravidez) começam a sofrer oscilações.
          "Essas alterações estão associadas à diminuição da serotonina, neurotransmissor que regula sono, humor e apetite", explica a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
         Até a década de 1960 ainda não se usava o termo Tensão Pré-Menstrual, portanto, há alguns anos qualquer sintoma típico era considerado frescura.

A mulher moderna sofre mais?

          Os médicos acreditam que a vovó sofria bem menos com a TPM. Segundo a doutora Mara "hoje as mulheres ficam menos tempo grávidas, ou seja, menstruam muito mais". Para se ter uma ideia as mulheres de antigamente menstruavam cerca de 150 vezes em sua vida toda, enquanto hoje, elas menstruam cerca de 400 vezes. Ainda de acordo com a ginecologista a tripla jornada de trabalho da mulher moderna aumenta o estresse e a intensidade da TPM.
          Outro fator que pode intensificar os sintomas do distúrbio é a deficiência de determinados nutrientes. Pesquisadores do Hospital das Clínicas e da Universidade Federal de Pernambuco descobriram que algumas substâncias podem amenizar ou reduzir bastante o desconforto causado pela tensão pré-menstrual.
          O estudo, publicado numa revista científica da Inglaterra, mostra que o ácido graxo, presente em alguns alimentos, como óleos vegetais e de alguns peixes, atua na produção de reguladores dos hormônios que interferem no organismo feminimo durante o ciclo menstrual.

Como amenizar ou reduzir os sintomas

          Você já deve ter ouvido falar que pílulas anticoncepcionais podem aliviar os sintomas. "Os anticoncepcionais podem ser usados para amenizar os sintomas físicos, como as cólicas e o inchaço", afirma a doutora Mara.
          Quando o assunto é saúde, a recomendação dos médicos e especialistas sempre vai ser a mesma: alimentação balanceada e exercícios físicos. A malhação, como a corrida, natação ou bicicleta, libera endorfina, uma das principais substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.
          Na parte nutricional existem alimentos que podem ajudar muito nesta batalha: frutas como abacate, pequi e açaí, sementes oleaginosas como nozes, castanhas do Pará e de caju, óleos vegetais como os de soja, milho, girassol e arroz, azeite de oliva e óleo de canola, além dos peixeis como a sardinha, o salmão, arenque, a cavala e o atum que são fontes importantes dos tais ácidos graxos, importantes na redução dos sintomas.
          E pra finalizar o pacote de ações anti-TPM sessões de massagem, como a drenagem linfática, podem reduzir muito o inchaço causado pela retenção de líquidos no período pré-menstrual. Se cuide e pare de sofrer! Afinal de contas, TPM não é frescura.

Nenhum comentário: