quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como educar seu cachorro

Várias histórias já mostraram que o cão é o melhor amigo do homem, mas muitos proprietários desses lindos animais não entendem porque o seu bichinho de estimação, muitas vezes, não obedece, pula nas visitas, come objetos ou tem comportamentos estranhos.

Os cachorros também ficam ansiosos, se estressam e assim como nós, humanos, eles também têm a necessidade de aprender e cumprir regras. Além disso, no caso dos cachorros, é preciso que haja o “líder da matilha” que nesse caso, é o dono do bichinho de estimação.

Pra te ajudar a entender melhor o seu amigo e aprender algumas dicas, eu conversei com a zootecnista Caroline Serratto, adestradora da Cão Cidadão, equipe do zootecnista Alexandre Rossi, o Dr. Pet, da Rede Record.

Se você pretende comprar ou adotar um cachorrinho Caroline dá a dica: “antes de adquirir o animal, é necessário avaliar o tempo que a pessoa dispões para dedicar ao novo amigo e quais são as necessidades do pet, no que diz respeito a espaço, cuidados, alimentação e hábitos”.

Pra quem já tem um cão, e ele tem a “personalidade forte”, é agitado, desobediente e genioso, calma! Tudo tem solução e Caroline garante que todos os cães podem ser ensinados, até os mais velhinhos. Ela conta que “as dificuldades e facilidades dependem da raça, porte e temperamento do animal. Há também indivíduos mais dominantes, teimosos, medrosos, independentemente da raça ou tamanho”.

E como identificar que o cãozinho está com problemas? Como saber se ele está ansioso, estressado ou entediado? Nesses casos, é preciso observar bem o comportamento do animal para detectar o problema logo no início. A zootecnista esclarece que é preciso conhecer melhor o bicho e enxergá-lo como um animal, que merece todo respeito, mas que possui necessidades diferentes das nossas. “Por exemplo, o cão está roendo os móveis da casa. Então, tentamos tratar o efeito: tiramos o cão de dentro da casa. Porém, o problema continua ali, só está mascarado”, explica Caroline.

Em alguns casos também, o cachorro pode estar refletindo a postura de seu dono. Como o cão o considera um membro da matilha, é natural que ele tente imitar alguns de seus comportamentos. Por isso, é necessário que os limites sejam determinados de forma clara e objetiva ao animal, sem confundi-lo. “Saber diferenciar carinho de mimo também é fundamental: o animal mimado não tem limites, está sempre querendo mais, e normalmente é um cão ansioso e inquieto”, ressalta a adestradora.

Ela lembra que “o cão educado com carinho costuma ser mais tranquilo, sabe dos limites que tem, mas é respeitado como indivíduo também”.


Cão Cidadão
É uma empresa especializada em adestramento e comportamento animal que utiliza o Adestramento Inteligente baseado no reforço positivo sem ferir o animal. Também possui o projeto Cão Terapeuta, que realiza visitas a pessoas debilitadas. Outras informações acesse o site: www.caocidadao.com.br.





Nenhum comentário: